pontos turísticos Brasília

🛫 Pontos Turísticos Brasília [ O Que Fazer e Visitar? ]

A cidade de Brasília é a capital federal do Brasil. Está localizada na região centro-oeste, e é considerada a principal cidade do Distrito Federal. Com sua infraestrutura moderna atrai turistas de toda parte do Brasil e do mundo.

No ano de 1987, a cidade passou a ser patrimônio histórico e cultural da humanidade. Além de ser o cenário político brasileiro, existem diversos pontos turísticos Brasília, em especial para aqueles que são amantes da cultura.

A famosa Esplanada dos Ministérios e a Catedral Metropolitana são símbolos de design inovadores na arquitetura. Também são pontos turísticos interessantes de Brasília a torre de TV, o Memorial JK e o Museu das Gemas.

Não pode ser deixado de citar o famoso Teatro Nacional Claudio Santoro, o que é considerado uma das grandes obras de artes e de arquitetura de Brasília.

Vamos conhecer agora com mais detalhes os quatro principais pontos turísticos Brasília.

Pontos Turísticos Brasília

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana.

A Catedral Metropolitana de Brasília é sem dúvida um dos grandes pontos turísticos Brasília, a começar pela sua estrutura arquitetônica com diversos e imensos vitrais coloridos que permitem entrar a luz natural.

De acordo com a posição do sol e sua intensidade, as cores dentro da igreja vão variando entre várias tonalidades, em que mais se destacam o azul e alguns tons claros.

A igreja foi construída no ano de 1967 por Oscar Niemeyer. Em seu interior existem diversas obras de Di Cavalcanti, além do Santuário de Dom Bosco.

A igreja está aberta à visitação turística, ou até mesmo para participar de uma de suas muitas missas. Além da estrutura interna que oferece a alguns pontos interessantes para visualização, a sua estrutura externa também impressiona, e já vale dezenas e fotos.

Torre de TV

torre tv Brasília

A torre de TV é outro importante e popular ponto turístico de Brasília. É nas imediações que fica localizado o setor hoteleiro, então por lá é facilmente visto turistas de todas as partes do mundo.

Um programa interessante é assistir a um belo pôr-do-sol ao lado da Torre ou mesmo em seu interior.

A torre de TV possui cerca de 230 m de altura e está localizada no centro de Brasília. Os turistas procuram diariamente o local para subir os 75 metros de altura e ter uma visão privilegiada de boa parte da cidade em especial da Esplanada dos Ministérios e diversos outros pontos turísticos da cidade como o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o autódromo Nelson Piquet e os setores hoteleiros e O Lago Paranoá.

As visitas no local acontecem todos os dias, inclusive em feriados, mas exceto nas segundas-feiras. Os horários variam de acordo com o dia. Para você entender melhor, veja:

  • Mezanino: de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas.
  • Mirante: de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas.

Estádio Nacional Mané Garrincha

estádio mane garrincha

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é um local multiuso que foi criado para receber diversos tipos de eventos. Dessa forma, o lugar vai muito além de um estádio de futebol.

É um atrativo com muita versatilidade em espaços com eventos para diferentes perfis e quantidade de público. Prova disso são os espetáculos, casamentos, formaturas, festas, seminários e eventos institucionais que se realizam no estádio.

O turista tem a oportunidade de fazer uma visita externa e interna. Os locais que se destacam para a visitação, são os seguintes: o gramado, a arena Lounge, a Tribuna de honra, a sala de imprensa, o auditório, a zona mista e a arquibancada.

É importante destacar que as visitas estão disponíveis apenas nos sábados das 9h às 11h30. Para caso de grupos, é necessário fazer um agendamento prévio através do seguinte e-mail: [email protected] ou pode ver mais informações no site http://estadionacionaldebrasilia.com/

Para mais informações sobre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, utilize alguns desses números de telefone:

  • 61 3226-0153/2192

ou os ramais:

  • 2730/2728
  • 3223-3990/4323/2758/2790

Memorial JK

memorial jk

O Memorial JK é um museu projetado por Oscar Niemeyer em 1981. O prédio foi construído em homenagem ao ex-presidente da Juscelino Kubitschek.

O museu está aberto à visitação turística, e no local é encontrado o corpo do próprio presidente e muito de seus objetos, seus escritos e livros, além de fotos pessoais e de sua família.

Também é destaque a estrutura arquitetônica do museu, com obras de arte criadas por Athos Bulcão, e um vitral da artista Marianne Peretti. Na parte superior também existe um auditório e serve como um teatro para apresentações culturais, concertos e palestras.

Se você ficou interessado em fazer uma visita ao Memorial JK, atente para as seguintes informações:

As visitas são feitas de Terça a Domingo, de 9h às 18h, e o valor do ingresso custa inteira R$ 10,00 e meia-entrada para estudantes e idosos.

O local possui estacionamento próprio para ônibus e Veículos. Cabe destacar que neste estacionamento está parado o último carro do Presidente Juscelino Kubitschek, um Ford Galaxie LTD, do ano de 1974.

O local também está preparado para receber pessoas portadoras de deficiência com rampas e banheiros adaptados e elevadores.

E então, já ficou a saber quais são alguns dos melhores pontos turísticos Brasília, o que fazer, o que visitar, etc..?

Deixe nos comentários abaixo a resposta à ultima pergunta junto com alguma opinião ou sugestão pessoal que possa ter para os nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *