pontos turísticos maceió

Pontos Turísticos Maceió [ O Que Fazer e Visitar? ]

Maceió é uma das cidades praianas do litoral nordestino. É a capital do Estado de Alagoas, e seus atrativos turísticos são especialmente voltados para o mar. E por falar nele, são 40 km de litoral com águas transparentes e outras tonalidades como verde e azul.

Os litorais do Norte do Sul da capital Maceió são bastante procurados pelos turistas que se encantam com a bela paisagem de areias douradas, piscinas naturais e coqueirais.

Em toda sua extensão litorânea, a cidade possui praias urbanas tão belas quanto aquelas que ficam mais afastadas da cidade.

Em toda a orla marítima da cidade existe uma excelente infraestrutura para recepção de turistas. Geralmente estão disponibilizadas barracas e cadeiras, além de ciclovia e calçadões.

São diversos os pontos turísticos Maceió, e não se restringindo às praias. Vale muito a pena o turista fazer uma visita ao bairro do Jaraguá para conhecer as edificações do século 19 e as demais atrações culturais que se concentram no centro da capital.

Para você que ficou interessado em fazer uma visita aos pontos turísticos Maceió, listaremos os quatro mais interessantes atrativos dessa cidade.

Pontos Turísticos Maceió

Passeio Pelas Praias

praia maceió

Para quem vai a Maceió visitar esta cidade litorânea nordestina, o principal atrativo e que não deve faltar no roteiro de um turista, é o passeio pelas belas praias da capital, tanto aquelas localizadas no meio urbano, ou as que estão mais afastadas no litoral norte ou no litoral sul.

Independente de suas posições geográficas, essas praias possuem as mesmas características, com coqueirais, piscinas naturais e águas transparentes, verdes ou azuis e mornas.

Na verdade, o que realmente pode diferenciar uma praia de outra é exatamente a coloração da água e a existência ou não de ondas fortes.

Na orla central e que são as praias mais procuradas, existe uma boa infraestrutura de recepção de turistas com barracas, ciclovia e calçadão, além de passeios de Jangada.

Para esse passeio, indicamos dirigir-se praia de Pajuçara. De lá partem jangadas rumo a barreira de recifes, onde você encontrará os sanfoneiros e uma infinidade de peixes coloridos.

Para te dar uma ajuda, citaremos as principais praias de Maceió:

  • Pajuçara;
  • Ponta Verde;
  • Jatiúca;
  • Cruz das Almas;
  • Praia do Gunga;
  • Praia do Francês;
  • Paripueira;
  • Sonho Verde;

Tour pelo Centro Histórico

Centro histórico maceió

O centro histórico é um dos pontos turísticos Maceió que deve constar no roteiro de todos os seus visitantes. A ideia é conhecer a cultura local e toda a história que gerou a cidade e o estado de Alagoas.

Vale uma visita aos diversos monumentos arquitetônicos de vários estilos que estão localizados na região central da cidade. Entre eles, a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, que possui estilo eclético, a Catedral Metropolitana, o Museu Pierre Chalita, o Museu de Arte Sacra e o Museu Théo Brandão, este último com obras populares.

Além do centro, vale a pena dar uma esticadinha até o bairro Jaraguá para também conhecer a história do lugar. A nossa dica é aproveitar o programa Jaraguá Vivo que incita você a fazer um tour a pé por algumas ruas do bairro conhecendo a gastronomia, arquitetura e toda a arte do lugar. Esse tour acontece todas as sextas-feiras na parte da noite.

Paripueiras e as Piscinas Naturais

Paripueiras

Outro dos pontos turísticos Maceió imperdivel são as piscinas naturais localizadas em Paripueira. Para quem quer um sossego e tranquilidade, o ideal é dirigir-se à praia de Paripueira e usufruir das piscinas naturais do local.

Essas são bem menos concorridas quando comparadas com as da Praia Pajuçara. Além disso, por ter as águas mais claras é possível visualizar diversos cardumes coloridos.

Existe no local um passeio de lancha com duração de cerca de 2 horas. Esse passeio inclui o snorkel.

Para chegar até as piscinas naturais de Paripueira é necessário alugar um carro ou contratar um serviço de transporte próprio, pois o local fica a cerca de 33 km do centro da cidade.

Passeio pela Lagoa do Mundaú

Lagoa do Mundaú

A Lagoa do Mundaú é um dos pontos turísticos Maceió mais procurados por turistas que visitam a cidade. O local possui uma importância natural, sendo considerado um dos maiores ecossistemas do Estado de Alagoas.

Além disso, destaca-se pela sua importância econômica, cultural, social e histórica. Tudo isso você percebe durante o passeio que é feito em Saveiros. Prepare-se pois este passeio dura cerca de 4 horas.

No percurso, está incluso nove ilhas onde você poderá conhecer a vida de rendeiras e de pescadores, além da famosa vegetação de manguezais e restingas, com possibilidades de ver numerosos peixes e praias totalmente isoladas.

Se você ficou interessado em fazer o passeio pela Lagoa do Mundaú, basta dirigir-se ao conhecido bairro do Pontal da Barra. Esse bairro é bastante conhecido pela existência das famosas rendeiras da cidade

Do local partem os Saveiros ou embarcações com os turistas rumo as ilhas.

E então, já ficou a saber quais são alguns dos melhores pontos turísticos Maceió, o que fazer, o que visitar, etc..?

Deixe nos comentários abaixo a resposta à ultima pergunta junto com alguma opinião ou sugestão pessoal que possa ter para os nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *