pontos turísticos Manaus

🛫 Pontos Turísticos Manaus [ O Que Fazer e Visitar? ]

A conhecida cidade de Manaus é a capital do Estado do Amazonas. Famosa por sua cultura e também pela maravilhosa floresta amazônica, a cidade é um ponto de encontro tanto de brasileiros quanto de estrangeiros de todos os países.

Os pontos turísticos Manaus são vários, e vão desde o natural, aquela natureza intocada e que o turista pode contemplar a vida animal selvagem mais de perto, até a famosa história da borracha e da maior floresta tropical do mundo.

Destaques históricos na cidade são as construções que datam do século 19. São diversos Palácios e museus em estilo art nouveau. Um dos cartões postais da cidade é o famoso Teatro Amazonas, que naquele século era cobiçado e concorridíssimo pelos Barões da Borracha que lotavam a plateia para assistir aos concertos e apresentações culturais europeias.

É também um grande atrativo turístico de Manaus, a culinária. São receitas regionais a base de ervas, frutas e de peixes. São destaque o peixe tambaqui e a fruta açaí.

Vamos conhecer detalhadamente os quatro principais pontos turísticos Manaus.

Pontos Turísticos Manaus

Teatro Amazonas

teatro amazonas

Certamente o mais importante e imponente atrativo turístico de Manaus é o famoso Teatro Amazonas, inaugurado no ano de 1896 e dedicado a apresentação de concertos e óperas trazidos diretamente da Europa.

A fachada do prédio do teatro é em estilo neoclássico, com uma pintura que predomina o rosa. Na parte de cima existe uma cúpula que foi feita com cerca de 36 mil escamas de cerâmicas e que retratam as cores da bandeira brasileira.

O teatro é maravilhoso por fora e por dentro. Ao turista é reservado um passeio guiado pelo interior do teatro. Essa visita dura cerca de 30 minutos, e o visitante poderá conhecer as salas principais, a exemplo da sala de espetáculos que possui capacidade para 700 pessoas.

É destaque nesta maravilhosa edificação o seu hall de entrada, que predomina os mármores portugueses. A escadaria também é outro destaque, com mármore italiano e ferro trazido diretamente da Inglaterra.

Se você estiver visitando a cidade no mês de maio aproveite para prestigiar o grandioso Festival Amazonas de Ópera, que acontece anualmente desde 1997.

Passeio pelo Encontro dos Rios

encontro dos rios

Outro dos pontos turísticos Manaus mais populares é o passeio pelo Encontro dos Rios Negro e Solimões. É simplesmente incrível passear pelas águas barrentas do Rio Solimões que correm lado a lado com as águas negras do Rio Negro.

É possível ao visitante fazer esse passeio diariamente através de barco. Além de apreciar a bela vista que é o encontro dos dois rios, o turista ainda poderá ter um pouco de sorte e ver nadando os famosos botos.

Alguns desses passeios podem durar de alguns minutos até um dia inteiro. Geralmente os passeios mais demorados são organizados por empresas de turismo, e aqueles de menor tempo, são contratados diretamente com barqueiros que ficam à margem dos rios, especial no porto da CEASA.

Os passeios mais demorados incluem uma visita a um centro de artesanato indígena, além de passeios pelos Igarapés conhecendo as comunidades que moram às margens do rio e almoçando com elas. Trilhas em meio à floresta também são possíveis de serem feitas durante esses passeios.

Culinária / Gastronomia

manaus culinária comida

A culinária da cidade é sem dúvida alguma um dos grandes pontos turísticos Manaus. O turista que sair do seu país ou do seu estado brasileiro de origem, não pode deixar em hipótese alguma de experimentar os pratos locais e regionais.

A culinária local é baseada em peixes, como o famoso Tambaqui, Tucunaré e o Pirarucu. São preparados à moda local e refional que levam diversos condimentos a base de ervas extraídos diretamente da floresta amazônica.

Não deixe de experimentar os deliciosos pratos temperados com gengibre, tucupi, cupuaçu e diversos outros condimentos e frutos.

A nossa dica é também experimentar o famoso e delicioso açaí, que atualmente faz sucesso no Brasil inteiro! Além desse, o Tucumã e o Guaraná são típicos de Manaus e da floresta amazônica. Experimente-os também!

Passeios na Selva

passeio selva

Os passeios e hospedagens na selva amazônica são os mais procurados por turistas estrangeiros. Nesses passeios é possível ao visitante pernoitar em um Hotel de Selva ou em um acampamento.

É na verdade um passeio cheio de aventuras e descobertas que pode ser contratado diretamente pelas agências de turismo locais.

Geralmente o passeio começa ao final de tarde para contemplação do pôr do sol. Os turistas se dirigem ao acampamento ou ao hotel, e em seguida é oferecido o jantar.

Ao cair da noite, o turista poderá conhecer de perto, e até mesmo tocar, alguns animais da selva. Outros interessantes animais avistados são a onça pintada e os jacarés.

É interessante destacar que alguns passeios na selva podem incluir a pesca feita em barcos típicos da região, chamados de Canoas. Verifique com o agente de viagem ou atendente da agência turística se essa atividade está inclusa no pacote contratado.

E então, já ficou a saber quais são alguns dos melhores pontos turísticos Manaus, o que fazer, o que visitar, etc..?

Deixe nos comentários abaixo a resposta à ultima pergunta junto com alguma opinião ou sugestão pessoal que possa ter para os nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *