pontos turísticos minas gerais

🛫 Pontos Turísticos Minas Gerais [ O Que Fazer e Visitar? ]

Minas Gerais é um estado localizado na região Sudeste do Brasil e é considerado como único quando o assunto é natureza, tradição, cultura e história. Com o tradicional jeitinho mineiro, o estado recebe turistas de todos os tipos, desde aqueles que pretendem aventurar-se até aqueles que querem relaxar um pouco.

Como atrativos turísticos de Minas Gerais destaca-se casa mineira, com sua culinária exuberante. Também existem as diversas cidades históricas que são na verdade museus a céu aberto, como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas do Campo.

Também destacam-se como pontos turísticos Minas Gerais as famosas cidades de águas termais, a exemplo de Cambuquira, Poços de Caldas, Caxambu e São Lourenço.

Para os turistas aventureiros existem diversas opções para todos os gostos, como a Serra da Moeda onde é possível voar de parapente, e a Serra do Cipó onde é possível fazer rapel, canoagem e trekking, além dos passeios de balão muito comuns na cidade de Sete Lagoas.

Também é importante falar sobre o tradicional turismo rural, feito em um ambiente saudável e tranquilo com paisagens magníficas, em locais que guardam a arquitetura colonial desde as ruas até as calçadas e casas.

Trataremos agora com mais detalhes sobre os quatro pontos turísticos Minas Gerais.

Pontos Turísticos Minas Gerais

Conhecer Cidades Históricas

tiradentes

Um dos vários pontos turísticos Minas Gerais é o tradicional passeio pelas cidades históricas, em especial em São João Del Rei, Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes. Mas não são apenas estas, muitas outras cidades também se destacam no quesito história.

As principais e mais procuradas por turistas de todo Brasil e do mundo são Tiradentes e São João del Rei. Estas duas são ideais para passear juntamente a família e conhecer toda a história não apenas do lugar, como também daquilo que remete ao Brasil.

Nossa dica é fazer o tão famoso passeio de Maria Fumaça, que é puxado por uma locomotiva a vapor e percorre um trecho de cerca de 13 km entre as duas cidades de Tiradentes e São João del Rei.

É sem dúvida um dos grandes atrativos do estado e também das duas cidades. Durante o passeio, o visitante terá acesso a muitas informações históricas bem como visualizar paisagens magníficas.

Se você ficou interessado em fazer o passeio de Maria Fumaça, saiba que o trem tem partida desde a estação rodoviária. O local, vale destacar, também é histórico e data de 1881.

Passeio pelo Museu a Céu Aberto de Inhotim

museu inhotim

Quando se fala em turismo em Minas Gerais, certamente a cidade de Inhotim é referência. Bastante conhecida por muitos turistas do mundo inteiro, o local se destaca por ser considerado museu a céu aberto.

Toda a cidade é um verdadeiro jardim onde se combina natureza e arte em um clima de muita tranquilidade e de paz.

A nossa dica é visitar o Instituto Inhotim que possui um grandioso acervo de mais de 500 obras distribuídas em diversas galerias, pavilhões e também em lindos jardins a céu aberto.

Após a visita a este magnífico Instituto, a nossa indicação é conhecer o Jardim Botânico. Reserve um bom tempo da sua estada em Minas Gerais para conhecer pelo menos esses dois atrativos da cidade de Inhotim. Você certamente não se arrependerá.

Ambiente Rural Mineiro

minas gerais turismo rural

Quando o assunto é conhecer ambientes coloniais urbanos e rurais, a cidade de Catas Altas é o destaque. Localizada a apenas 120 Km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, o acesso a Catas Altas é bastante fácil e pode ser feito através de ônibus ou de carro.

Estando na cidade aproveite para conhecer o estilo rural mineiro, que envolve tantos ambientes coloniais urbanos quanto os rurais. Isso porque estas pequenas cidades estão localizadas ao lado de uma bela vegetação nativa.

Fincada ao pé da Serra do Caraça, a cidade possui belas paisagens verdes que impressionam qualquer turista!

É interessante combinar o passeio pelos ambientes rurais e urbanos. Na cidade aproveite para conhecer uma bela arquitetura que remete a época chamada Ciclo do Ouro. O destaque são para as casas coloridas e para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Frio em Monte Verde

Monte Verde

Monte Verde é considerada por si só um ponto turístico Minas Gerais. Bastante procurada por quem busca um frio típico da Serra, a cidade está localizada na divisa com o estado de São Paulo, e fica a cerca de 483 Km da capital Belo Horizonte.

A cidade de Monte Verde disponibiliza diversos chalés no ambiente da Serra da Mantiqueira, onde é possível ao turista usufruir do frio de serra deliciando a gastronomia tradicional mineira.

Na oferta da culinária local, o visitante poderá saborear o tradicional fondue com maravilhosos queijos mineiros e vinhos de qualidade.

A cidade de Monte Verde é bastante procurada por casais, principalmente aqueles que estão em lua de mel ou que ainda não possuem filhos. A cidade é considerada de turismo romântico, e possui um ambiente charmoso ideal para quem quer curtir frio a dois.

E então, já ficou a saber quais são alguns dos melhores pontos turísticos Minas Gerais, o que fazer, o que visitar, etc..?

Deixe nos comentários abaixo a resposta à ultima pergunta junto com alguma opinião ou sugestão pessoal que possa ter para os nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *