pontos turísticos Ouro Preto

🛫 Pontos Turísticos Ouro Preto [ O Que Fazer e Visitar? ]

A cidade de Ouro Preto recebeu a titulação de Patrimônio Histórico da Humanidade, isso porque é um grande conjunto arquitetônico que remete à época do Barroco no Brasil, sendo um dos maiores pontos turísticos Ouro Preto a igreja de São Francisco de Assis, tida como um símbolo do barroco no país.

Vale destacar que os pontos turísticos Ouro Preto se baseiam principalmente pela sua rica cultura histórica, onde é possível ao visitante conhecer diversas construções modeladas ao estilo barroco, como casas, museus e capelas.

Todo o casario colonial guarda a história de vida em Ouro Preto durante os séculos 17 e 18, época em que houve grandes revoluções como a Inconfidência Mineira, e também riquezas provenientes das minas.

Dessa forma, os pontos turísticos de Ouro Preto podem ser descobertos durante o dia através de caminhadas pelas ruas de paralelepípedos para conhecer igrejas, museus e casas, todas com grande aparato histórico.

Vamos destacar agora os quatro grandes pontos turísticos Ouro Preto.

Pontos Turísticos Ouro Preto

Passeio pelos Atrativos Culturais

igreja de São Francisco de Assis

Para quem vai à cidade não pode deixar de incluir em seu roteiro os atrativos históricos e turísticos de Ouro Preto, a exemplo de toda a estrutura encontrada em igrejas, museus e casas.

Nesse passeio destacamos a igreja de São Francisco de Assis, que é tida como uma obra prima de Aleijadinho e que remete ao Barroco Brasileiro. Existe também a matriz de Nossa Senhora do Pilar, que é considerada a igreja mais rica em todo o estado de Minas Gerais, por possuir em seu interior mais de 400 kg de ouro e de prata!

Também inclui-se nesse passeio o museu do Oratório, que passui oratórios populares e de viagens, e obras de artes confeccionadas em conchas que datam do século 18.

A Casa dos Contos é também outro atrativo cultural e turístico de Ouro Preto e que remonta ao ano de 1784. Era lá onde o administrador de impostos da capitania de Minas morava. Outros acontecimentos tiveram sede na casa dos contos, a exemplo da junta da real fazenda e da intendência do Ouro.

Além desses citados, muitos outros atrativos podem ser inclusos no passeio, como o Museu da Inconfidência e o Museu de Arte Sacra, além da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos, e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Viagem na Maria Fumaça

maria fumaça

Maria Fumaça é uma locomotiva que data do ano de 1949. Seu interior é feito de madeira e seu design remete àqueles vagões construídos no século 20.

É atualmente um ótimo e divertido passeio em Ouro Preto. A Maria Fumaça sai dessa cidade rumo a Mariana, em um percurso de 18 km que dura cerca de uma hora.

A sensação é maravilhosa segundo todos os turistas que já passearam de Maria Fumaça. A ideia que se tem é de retorno ao tempo. Afinal, não é para menos, a viagem em uma locomotiva que remete aos anos 20 certamente é um fenômeno a mais para se contar, sendo apontado pelos turistas como um dos principais pontos turísticos Ouro Preto.

Durante o percurso, o turista também poderá se encantar com as maravilhosas paisagens típicas do estado de Minas Gerais com muitas montanhas e cachoeiras.

Vale destacar que o passeio de Maria Fumaça acontece apenas nos finais de semanas e em todos os feriados, daí a necessidade de fazer uma programação antes de sua viagem a Ouro Preto.

Visita às Minas de Ouro

minas de ouro

Não é à toa que a cidade ganha o nome de Ouro Preto. Por lá em tempos passados aconteceu a extração de ouro. E nada melhor que na atualidade fazer um passeio por essas minas.

Existem várias minas que são abertas ao turista, entre elas destacamos a Chico Rei, por ser considerada uma das maiores existentes em Minas Gerais e que quem comandava era um ex-escravo.

A história conta que Chico foi trazido à força da África ao Brasil. Toda a sua tribo o acompanhou. Por aqui, ele trabalhou duro e comprou a sua liberdade, além de seus companheiros e da mina.

Mas a história não termina aí, e certamente é bastante interessante você incluir em seu roteiro para aprender muito mais.

Outra mina que também se destaca é a de Santa Rita. Impressionante são os seus túneis bastante estreitos em um percurso de 115 metros de extensão com muita escuridão e bastante úmido.

Parque Estadual do Itacolomi

parque estadual de itacolomi

Para quem curte passeios em parques com trilhas, o Itacolomi com seus 75 km quadrados é ideal, estando assim também na nossa lista como um dos pontos turísticos Ouro Preto para quem procura o que fazer na região. O visitante poderá fazer caminhadas sempre acompanhados por guias em percursos que podem chegar até 40 km em um local com paisagens exuberantes.

No parque existem alguns mirantes naturais e até construções históricas como a casa do bandeirista que data do século 18 e o museu do chá que é da década de 1920.

A nossa dica é que visite o parque estadual do Itacolomi entre os meses de Abril a Setembro, apesar de ser seca durante esse período, as temperaturas chegam a cair para zero grau.

E então, já ficou a saber quais são alguns dos melhores pontos turísticos Ouro Preto, o que fazer, o que visitar, etc..?

Deixe nos comentários abaixo a resposta à ultima pergunta junto com alguma opinião ou sugestão pessoal que possa ter para os nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *