Pontos Turísticos Salvador [ O Que Fazer e Visitar? ]

A cidade de Salvador está localizada no famoso nordeste brasileiro! Com uma cultura típica que só encontra mesmo em Salvador, a cidade ganha um brilho com suas raças e credos, e generosas porções de alegria e simpatia do seu povo.

Salvador atrai brasileiros de todas as regiões e estrangeiros de quase todos os países. São Multidões que buscam a história e as tradições. Motivados por festas mundanas e religiosas também, os turistas se esbanjam em alegria e comoção.

Esta foi a primeira capital do país. Foi lá também onde os primeiros portugueses andaram conhecendo. A cidade guarda riquezas históricas preciosas, como o Pelourinho, que fica na parte alta da cidade, e tombado pela UNESCO como património da humanidade.

Além disso, a cidade também oferece formosas e disputadas praias como a Porto da Barra e a Itapuã. A gastronomia também é um convite à parte: O caruru, a moqueca e o bobó são delícias que devem ser provadas.

Conheceremos agora os quatro pontos turísticos Salvador.

Pontos Turísticos Salvador

Pelourinho

O Pelourinho é um dos principais pontos turísticos Salvador, daí está listado em primeiro lugar neste artigo. Ir a cidade e não ir ao Pelourinho, significa dizer que você não conheceu Salvador.

Localizado na conhecida Cidade Alta e tombado pela UNESCO como património da humanidade, esse é um local que reflete bem a alma baiana. Por lá existem diversas vielas, largos e ladeiras. Em todos os cantos se vê igrejas e museus em prédios históricos.

Geralmente os turistas se concentram as terças-feiras. Nesse dia, buscam conhecer as riquezas históricas do lugar bem como assistir à famosa missa ao som de batuque. O ideal é caminhar sem pressa e aproveitar cada detalhe.

À noite o local também esquenta com bares e restaurantes, além dos cafés. As mesinhas são espalhadas ao longo das calçadas e os visitantes fazem a festa.

pelourinho salvador

Elevador Lacerda

Tão importante quanto o Pelourinho, o Elevador Lacerda é famoso em Salvador, só por isso já justifica esse atrativo entrar em nossa lista.

Para o povo local e visitantes, o elevador é importante pois faz a união entre a chamada Cidade Alta e a Cidade Baixa. Por exemplo, se você está no Pelourinho e quer conhecer as praias, terá que necessariamente usar o Elevador Lacerda, sendo então algo quase obrigatório para as pessoas que procuram saber o que visitar em Salvador.

Criado no ano de 1872, o elevador possui 72 metros de altura e liga duas praças: Tomé de Souza e a Cairu. No ano de 2002, o atrativo passou por uma grande reforma. A partir disso novos mirantes ficaram disponíveis com vista para o cais e o mercado.

O Elevador Lacerda transporta em média 20 mil pessoas por dia em viagens que duram apenas 30 segundos. As pessoas ficam alojadas em 4 cabines. Duas dessas são originais que foram feitas no ano de 1930.

Vale destacar que parar tomar o Elevador Lacerda subindo ou descendo, o turista deve se dirigir a praça Tomé de Souza ou a Praça Visconde de Cairu.

elevador lacerda

Igreja do Bonfim

Outro dos mais interessante pontos turísticos Salvador é a famosa, tradicional e histórica Igreja do Bonfim. Sua conclusão data de 1772, e em sua fachada é possível ver de longe o seu estilo rococó e os azulejos portugueses do século 19.

Em seu interior, a igreja é do estilo neoclássico, onde no teto é possível ver diversas pinturas pintadas por Antônio Joaquim Franco Velasco. No Altar também se destaca a imponente imagem de Cristo que foi colocada naquele lugar no século 18, trazida de Portugal.

É interessante destacar a chamada Lavagem do Bonfim, que é quando as baianas se juntam para jogar água nos inúmeros degraus da igreja, como se estivesse os lavando. Esse ritual dura um dia inteiro e é animado pelo tradicional afoxé.

Também é tradicional a fitinha do Senhor do Bonfim: São cerca de 200 anos de história! Essa fitinha ganhou a população e é espalhada por todo o Brasil.

Se você é religioso vale a pena fazer a visita à Igreja do Bonfim na última sexta-feira. Nesse dia acontece a tradicional Sexta da Gratidão. Mas se prepare por que a igreja fica totalmente cheia!

igreja bonfim

Praias do Norte de Salvador

Quem vai a Salvador não pode deixar de curtir as belas praias da cidade. Afinal, o Nordeste é sinônimo de praia. É interessante destacar que nem todas as praias da cidade são boas para banhos: Por exemplo, as chamadas praias urbanas sofrem bastante com a poluição da cidade, exceto a do Porto da Barra.

Destacamos as praias como um dos atrativos turísticos de Salvador justamente pela importância delas para o povo local, bem como pela possibilidade de divertir-se em família ou praticando esportes, tendo sempre o que fazer em Salvador no Verão pelo menos e de forma gratuita.

As praias do Norte de Salvador são as que mais se destacam pelo movimento e também pela qualidade da água. São bastante procuradas nos finais de semana e em feriados.

De todas, listamos a Itapuã, que possui águas verdes; a Stella Maris, que possui recifes e ondas excelentes para surfar; e a Flamengo, que possui paisagens exuberantes de dunas e coqueirais, e ótima para a prática do surf.

praia norte salvador

E então, já ficou a saber quais são alguns dos melhores pontos turísticos Salvador, o que fazer, o que visitar, etc..?

Deixe nos comentários abaixo a resposta à ultima pergunta junto com alguma opinião ou sugestão pessoal que possa ter para os nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *