pontos turísticos São Luís

🛫 Pontos Turísticos São Luís [ O Que Fazer e Visitar? ]

No ano de 1612 foi fundada no que é hoje o estado do Maranhão, a cidade de São Luís. Atualmente esta é a capital desse estado. Apesar de possuir traços franceses, foram os portugueses quem deram à cidade o seu estilo arquitetônico.

Atualmente São Luís conta com mais de 3000 casarões e sobrados distribuídos em um bairro chamado Praia Grande. Esse local é o centro histórico e, portanto, um dos pontos turísticos São Luís.

A cidade foi Tombada pela UNESCO devido ao seu rico acervo histórico e cultural que remete aos séculos 18 e 19, em que houve muita riqueza e ostentação nesta cidade.

Mas não é somente de história que vive São Luís, a cidade também possui diversas praias, embora não seja as mais bonitas da região.

Além disso a culinária é destaque, como a cultura também. Intitulada como a Jamaica brasileira, são Luís é uma ilha com muito folclore e reggae.

Destacaremos agora com mais detalhes aqueles que são os quatro principais pontos turísticos São Luís.

Pontos Turísticos São Luís

Passeio pelo Centro Histórico

São Luís centro histórico

O centro histórico é indubitavelmente o mais interessante e um dos pontos turísticos São Luís a visitar concerteza. Nele estão distribuídos mais de 3 mil prédios que guardam história portuguesa, brasileira e africana.

Alguns destaques são para a Casa do Maranhão. Este é um prédio de 1870 e que foi restaurado no ano de 2014. Antigamente funcionava o prédio da Alfândega e hoje está aberto para visitas guiadas, onde o visitante poderá conhecer um acervo repleto de instrumentos musicais e de vestimentas.

Também a Casa de Nhozinho é bastante procurada por todos os turistas que chegam a São Luís. O prédio é um museu que possui 4 andares e sua fachada é repleta de azulejos portugueses. Nessa casa está as diversas obras de arte de Nhozinho, que era adepto do folclore maranhense.

Também é destaque o museu histórico e artístico do Maranhão, foi construído no ano de 1836 e passou a ser museu em 1973. O local procura reproduzir as residências de maranhenses ricos do século 18 e 19, ao expor utensílios como cristais, porcelanas e mobiliários.

Participar das Festas Folclóricas

festas folclóricas

Muitos dos pontos turísticos São Luís são baseados principalmente no setor histórico e folclórico. Ir até a cidade e não conhecer o centro histórico e o folclore e a cultura local, certamente é um grande erro por parte do turista.

Dessa forma, o visitante deve incluir necessariamente sua participação em festas tradicionais que envolvem muita dança, teatro e música.

Os meses que mais se observam essas festas são Junho e Julho. Durante esse período a cidade recebe caravanas de várias cidades maranhenses, bem como de turistas que buscam conhecer de perto a cultura local.

Algumas festas que se destacam são as do bumba meu boi, e que é uma representação folclórica, o batismo do boi, o dia de São Marçal, a noite de São João e muitas outras.

Todas essas festas são embaladas com muita alegria e ao ritmo de músicas regionais tocadas em instrumentos da cultura local.

Passeio pelas Praias

São Luís praias

Apesar de não ser considerada as maiores e melhores praias do nordeste brasileiro, ainda assim o turista deve incluir em seu roteiro um passeio pelas principais praias de São Luís.

A ideia é ir até a Ponta d’Areia e caminhar pelo calçadão fazendo uso de tudo o que as barracas e os quiosques à beira-mar têm para oferecer ao turista.

Outra opção é a Praia do Calhau que também possui calçadão, quiosques, playground e música ao vivo. Nos arredores existe uma grande oferta de pousadas e hotéis, além de restaurantes e bares.

Uma terceira opção é a praia Olho d’Água. Esta é uma das mais concorridas na cidade, seguidas pelas praias do Meio e de Araçagi, esta última é um pouco mais afastada da cidade.

Para quem quer curtir uma onda e brincar no ambiente jovial, a dica é dirigir-se para a praia de São Marcos.

Degustação de Pratos Típicos

culinária São Luís

Também consideramos pontos turísticos São Luís os inúmeros pratos regionais e locais típicos, que possuem influências da cultura africana, portuguesa, francesa e indígena. Esses pratos são geralmente acompanhados com frutos do mar e da tradicional farinha.

A nossa dica é que estando na cidade você experimente o delicioso arroz de cuxá, que leva em seu preparo camarão, gergelim, verduras e farinha. Este é, sem dúvida,  o prato preferido dos turistas que pretendem experimentar ao menos um pouco da culinária local.

E para beber em acompanhamento ao tradicional arroz de cuxá, a nossa dica é que você peça o guaraná cor-de-rosa, chamado Jesus, que é bastante doce e com sabor de canela.

É importante destacar que os restaurantes mais procurados pelos turistas estão na parte nova da cidade, em especial na avenida Litorânea, que fica no bairro do Calhau. Quem estiver no centro, é interessante o cardápio oferecido no restaurante do SENAC.

E então, já ficou a saber quais são alguns dos melhores pontos turísticos São Luís, o que fazer, o que visitar, etc..?

Deixe nos comentários abaixo a resposta à ultima pergunta junto com alguma opinião ou sugestão pessoal que possa ter para os nossos leitores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *